quarta-feira, 22 de maio de 2013


Evocação do Dia Internacional dos Museus


O Museu da Ruralidade foi palco, nos passados dias 17 e 18 de Maio, de duas iniciativas que assinalaram o Dia Internacional dos Museus. No dia 17, sexta-feira, cerca de duas dezenas e meia de pessoas assistiram ao recomeço dos ensaios de cante na Taberna do Museu. As Ceifeiras, de Entradas, deram assim início ao retomar dos ensaios às sextas, uma iniciativa que já levou ao Núcleo da Oralidade uma dezena de grupos corais da região. 



No sábado, para além da apresentação do blogue do Museu e do início da página de Facebook do Museu, assistiu-se à apresentação da aplicação “Museu da Ruralidade”, por Edgar Pereira.



A aplicação “Museu da Ruralidade” foi desenvolvida no âmbito do concurso Windows8App, que surgiu de um convite da Microsoft à Coordenação da Licenciatura em Engenharia Informática, do IPBeja, e que pretendia a divulgação do sistema operativo Windows 8. Da autoria dos ex-alunos da ESTIG, Edgar Pereira e Rafael Félix, e com o apoio do Museu da Ruralidade na cedência dos conteúdos, esta aplicação pretende de alguma forma alargar o leque de divulgação do espólio deste museu, nomeadamente através de textos, fotografias e vídeos que retratam algumas das exposições patentes naquele espaço museológico sedeado em Entradas. Depois de avaliada pelos membros da coordenação do curso da referida licenciatura e pela Microsoft, acabou por ser a aplicação vencedora do concurso.







Apesar de ainda estar em fase de afinação para cedência gratuita, este prémio não deixa de ser importante também para o Museu da Ruralidade pela forma como vimos abrindo as portas a todas as iniciativas que promovam a região, que dignifiquem a nossa comunidade e sejam uma mais valia para o projecto do Museu da Ruralidade.