segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014



Exposição da Rede de Museus do Distrito de Beja "Marcas do Território – Testemunhos do Património do Baixo Alentejo", será inaugurada em Castro Verde, no próximo dia 6 de Fevereiro, pelas 18 horas, no Fórum Municipal. Estão todos convidados.

Ao longo dos tempos o Homem transforma e interage com a paisagem deixando marcas que o identificam, o determinam e que constituem o seu legado para as gerações seguintes. O Baixo Alentejo, mais concretamente, o Distrito de Beja, é palco privilegiado destas demonstrações, o que lhe confere fortes laços identitários, presentes em todas as formas que relacionam as comunidades e o território.
A interioridade e um desenvolvimento mais lento são uma marca forte que transforma toda uma região num importante laboratório que permite a realização de interessantes experiências de preservação, valorização e divulgação do património cultural e da relação entre o Homem e o meio. Os 12 municípios e o Museu Regional de Beja, envolvidos nesta exposição, criaram uma rede de museus – a Rede de Museus do Distrito de Beja - que tem como principal objetivo a partilha de experiências e de boas práticas no âmbito da preservação, valorização e divulgação do património cultural, cuja visibilidade é dada através dos seus museus municipais e das ações desenvolvidas pelos seus técnicos, especializados nas mais diversas áreas.
A Exposição “Marcas do Território – Testemunhos do Património do Baixo Alentejo”, organizada por ordem cronológica dos objetos apresentados, tem a finalidade de dar a conhecer o património de cada município através dos seus museus e dos seus acervos que, pela sua diversidade e importância, ilustram bem a evolução do Homem e a sua relação com o meio ao longo dos tempos – desde a Idade do Bronze até à atualidade. As unidades museológicas que integram a RMDB constituem um importante instrumento de trabalho, de investigação e de comunicação com as populações e com aqueles que visitam esta região, criando uma dinâmica que contribui de forma inequívoca para o desenvolvimento desta região. 
A presente exposição é uma pequena mostra do que os museus representantes dos diversos municípios têm para oferecer. Visite-os! Conheça o território onde se inserem, as suas gentes e o seu património.