segunda-feira, 14 de março de 2016

Livros da Nossa Terra

ALBINO, José Duarte

Alentejo rural: memórias de José Duarte Albino. 1 ª ed.  [s.l]: Crédito Agrícola, 2014.

Com a apresentação deste livro de José Duarte Albino, dá-se início a uma nova rubrica, neste blog, intitulada “Livros da nossa terra”.
Servindo-se do mote “Ó Zé, conta lá”, por parte de amigos e conhecidos, José Duarte Albino, filho do Alentejo, natural de Aljustrel, decidiu contar as suas memórias de tempos idos, possibilitando revisitar um Alentejo marcadamente rural dos anos 50, 60 e 70 do século XX.
O livro apresenta-se, assim, divido em duas grandes partes: “A terra” e “As gentes: Histórias e memórias”.
Os episódios e as pessoas que recorda com precisão e humor, as figuras típicas, o inventário de termos e modos alentejanos, os trabalhos agrícolas e, em concreto, a relação entre lavradores e trabalhadores, possibilitam relembrar tempos de outrora. Aborda-se também a aplicação da lei da Reforma Agrária, o trabalho, através do olhar do autor enquanto veterinário, e da atividade na cooperativa Hortofrutícola do Roxo, no Sport Clube Mineiro Aljustrelense, na Caixa de Crédito Agrícola e na Santa Casa da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção de Messejana, motivos pelos quais Alentejo Rural se apresenta como uma verdadeira monografia local.
Contador de histórias, José Duarte Albino, guarda e valoriza o passado, perpetuando-o no tempo.

Livro depositado no Centro de Documentação do Núcleo da Oralidade do Museu da Ruralidade, com o número provisório 2016/04