Museu



O Museu da Ruralidade é um espaço de partida para a descoberta de um conceito de "museu de território", que evoca o passado e as memórias das gentes da região de Castro Verde.

O museu acolhe uma colecção de equipamentos, máquinas e objectos ligados à actividade agrícola e ao mundo rural da região de Castro Verde e, ao mesmo tempo, procura mostrar alguns aspectos da oralidade e do património imaterial das terras do Campo Branco.
Aqui podemos encontrar uma debulhadora fixa e um arado lado a lado com um seleccionador de sementes ou uma enfardadeira manual. Conhecer os objectos da oficina do último abegão de Castro Verde ou ver a forja do ferreiro Matos de Entradas.
Ouvir os sons da viola campaniça enquanto olhamos o fervilhar das gentes na Feira de Castro.




1 Exposição Permanente e Oficina do Abegão
Tararas, marôs, debulhadoras, picadeiras, trilhos, grades. Equipamentos e alfaias agrícolas que animaram os campos da ruralidade antes da mecanização da agricultura que aqui podem ser vistas. Ao mesmo tempo muitos dos objectos do último abegão de Castro Verde, estão aqui patentes ao público.

2 Debulhadora Fixa
São das mais importantes alfaias do nosso imaginário. Chegadas às eirtas, ali ficavam um, dois, às vezes três meses a debulhar o trigo e cevada, ininterruptamente, trazendo animação às noites da planura quente. Aqui podemos observar uma Ransones, de 1907, que foi utilizada mais de quarenta anos nos campos de Castro Verde.

Oficina do Ferreiro
A família Matos foi a ultima família que fez funcionar uma forja em Entradas. Corria o ano de 2009 e preparava-se a montagem de fole, engenho e bigorna para serem reinstalados no Museu da Ruralidade.

4 Miniaturas
Manuel da Conceição SIlva é o miniaturista de Entradas que nos mostra os instrumentos e alfaias do mundo rural que habitaram a sua vida de camponês há mais de trinta anos. Cristalizados na memória, os seus dedos percorrem madeira, cortiça e lata para afeiçoar aos nossos sentidos objectos que são apenas memória.

5 Exposição Temporária
Actualmente está patente ao público uma exposição sobre o último caldeireiro de Castro Verde. A não perder

Sala de Projecção
Num modo contínuo estão em projecção diversos documentários, de curta duração, sobre as mais diversas actividades agrícolas e vivências do mundo rural. è permitido utilizar este espaço para sessões de promoção e divulgação da região, assim como para leccionar.

7  Centro de Documentação
Aqui estão disponíveis vários documentos em formato digital sobre as mais diversas temáticas do património imaterial da região do Campo Branco. Ao mesmo tempo, estão acessíveis diversos documentos sobre algumas entidades ligadas ao mundo rural da nossa região, em particular dos anos cinquenta e sessenta do século passado.

Taberna
De vez em quando fazemos da taberna um ponto de encontro para as vozes dos grupos corais, para as histórias de ontem e os personagens do mundo da ruralidade.
Aqui fazemos, de vez em quando um petisco, e juntamos mais uma voz às vozes da terra campaniça.